Translate

sabato 15 settembre 2018

WSJT-X (FT8)

Bom dia!

Após alguns tempos de inatividade no meu blog, hoje quero compartilhar algumas das experiências por mim realizadas no modo digital FT8.

Espero que gostem desse artigo.

73 de PY1ZRJ Marco

Descrição e uso do protocolo FT8
por Marco Calistri PY1ZRJ - 08/09/2018

  
O tão falado "FT8" (Franke-Taylor design, 8-FSK modulation) é um protocolo/modo de emissão que faz parte do pacote “Weak Signal Communication Software (WSJT/WSJT-X)”.
Esse software de tipo "open-source", ou seja gratuito, contem outros protocolos (entre esses: FT8, JT4, JT9, JT65, QRA64, ISCAT, MSK144, WSPRe, Echo).
Foi desenvolvido pelo radioamador dos Estados Unidos K1JT, Joe Taylor que inclusive é um famoso e aclamado físico:  


O WSJT foi desenhado para a decodificação de sinais digitais extremamente fracos, ou seja que podem ser extraídos mesmo com escassíssima relação sinal/ruído ou S/N ratio.
Esse é um dos motivos principais que convenceu milhares de radioamadores no mundo todo de utilizar essa modo de transmissão, sobretudo agora nesse período de propagação solar muito baixa.
O FT8 em particular ,que o modo mais novos entre todos os outros citados acima é projetado para situações como o multi-hop Es, onde os sinais podem ser fracos e afeto de evanescência (QSB), as aberturas podem ser curtas e você deseja a conclusão rápida de QSOs confiáveis e confirmados.

Remando os mais interessados ao site oficial do projeto:


Na minha configuração do WSJT-X FT8, utilizo um notebook Lenovo Z470 aonde roda o sistema Linux OpenSuse Tumbleweed.
Seguem detalhes da versão do pacote WSJT-X instalado no meu sistema:

marco@linux-turion64:~> rpm -qi wsjtx
Name: wsjtx
Version: 1.9.1
Release: 4.8
Architecture: x86_64
Install Date: mar 28 ago 2018 19:41:15 -03
Group: Productivity/Hamradio/Other
Size: 10209788
License: GPL-3.0
Signature: RSA/SHA256, gio 23 ago 2018 16:05:52 -03, Key ID 04b83708e9a55c83
Source RPM : wsjtx-1.9.1-4.8.src.rpm
Build Date : gio 23 ago 2018 16:05:18 -03
Build Host : build75
Relocations : (not relocatable)
Vendor: obs://build.opensuse.org/home:dl8fcl
URL: http://www.physics.princeton.edu/pulsar/K1JT/wsjtx.html
Summary: Weak-signal amateur radio communications
Description :WSJT-X is a computer program designed to facilitate basic amateur radio communication using very weak signals. It offers nine different protocols or modes: FT8, JT4, JT9, JT65, QRA64, ISCAT, MSK144, WSPR, Echo
Distribution: home:dl8fcl:afu / openSUSE_Tumbleweed


Primeira coisa a se fazer é baixar o programa (que existe também para o sistema Windows) e instalá-lo. (Ver o site oficial do projeto)
 
Segunda coisa necessária é a construção (ou a compra) do cabo de interface entre o radio e a saída/entrada da placa de som do computador.
Eu pesquisei um pouco na Internet e vi que além nos sites Ebay e AliExpress, aqui no Brasil um radioamador de SP vende esse cabo, porém achei o mesmo um pouco caro, assim resolvi eu fazer em casa.
 
Além do cabo de interface composto por um conversor USB-DB9 serial, se faz necessário construir uma pequena interface opto isolada, para isolar os sinais RTS, PTT que do computador chegam até o rádio, no meu caso um pequeno YAESU FT-100.

Seguem alguns detalhes da minha instalação:

 
Figure 1: Diagrama eletrico interface optoisolada com 4N25 PY1ZRJ
 
Figure 2: Cabo USB-DB9 PY1ZRJ

Figure 3: Conexões externas YAESU FT-100

Seguem diagramas adicionais para melhor entender como temos que interconectar os sinais entre o placa de som do computador e o nosso rádio (esquemas seguintes não especificamente para o YAESU FT-100).

Figure 4: YAESU FT-857 conexões


Figure 5: Detalhes do esquema de conexões para vários modelos de transceptores YAESU

Vale ressaltar que com esse modo de emissão “FT8” não é necessário nem aconselhado - seja sob um ponto de vista técnico, devido à dissipação em calor do estagio final do transceptor, seja um ponto de vista ético, para minimizar as interferências sendo que a frequência de transmissão nas várias bandas é fixa - usar potências de emissão elevadas, na maioria dos casos 30 Watts em antena são mais que suficientes. Convido a ler o FT8 operating guide para aprender a melhor utilização desse fantástico modo de transmissão:



Seguem alguns vídeos do WSJT-X FT8 em funcionamento na minha estação PY1ZRJ.



Nessun commento:

Posta un commento