Translate

domenica 16 settembre 2018

Interferência nos canais NET Digital transmitindo em banda 40 m com 30 Watts

Publicado em origem no grupo Facebook "Radioamadores de Apartamento"

Por PY1ZRJ - 20/08/2018

Bom dia prezados colegas radioamadores!

Gostaria trocar algumas ideias sobre interferência no NET Digital que está ocorrendo de repente na minha instalação, somente na banda de 7 MHz e somente se transmitir com uma potência acima de 30 Watts.

Minha antena é uma vertical multibanda HVT-400B na varanda.

Observação: até uma semana atrás nunca ocorreu interferência alguma em nenhuma frequência rádio e utilizando a potência máxima do equipamento: YAESU FT-100.
Agora, quando ultrapassar os 30 Watts de potência de saída, nas telas das três TV ligadas aos decoders da NET, a imagem do canal recebido some e aparece a mensagem "Sinal não encontrado!"

Tentei várias soluções no lado da alimentação seja do rádio que da NET de AC, DC (fonte clássica não de tipo switching), construção de RF choke, ou Ugly Balun colocado entre descida coaxial e antena rádio, controle das conexões dos cabos da NET, verifiquei que conectando uma carga fantasma no conector da antena na varanda a interferência não ocorria, nem com a potência máxima. Somente parafusando a vertical HVT-100 na sua base na varanda que a interferência volta a ocorrer.

Se tiver alguém que já passou por esse tipo de problema eu gostaria muito de saber como descobrir a causa raiz e aplicar a correção definitiva.
Agradeço muito pela atenção!

73's

PY1ZRJ - Rio de Janeiro

Então, finalmente consegui isolar o problema realizando um simples teste: desconectei o cabo coaxial da NET do decoder da sala e a interferência cessou. Agora preciso verificar se o problema está no próprio decoder NET da sala, na sua alimentação ou em algumas conexões elétricas do decoder com outros equipamentos ligados na TV.

Pensei também que pudesse ser o cabo coaxial da NET que como podem ver pelo meu esboço em anexo, corre longo a parede da janela da varanda, portanto é diretamente atingido pela RF durante a minha transmissão em 7MHz e poderia estar se comportando como uma espécie de antena de recepção mesmo se a malha deveria isolá-lo da energia RF externa, porém se o cabo da NET se comportasse como antena, a mesma energia interferente estaria se propagando pelos outros pontos da NET nos quartos, mas isto não acontece a interferência some completamente, portanto eu suspeito mais algo relacionado ao próprio decoder da sala e ao fato do mesmo estar muito próximo da irradiação da antena HVT-400B.


Esboço cabeamento NET TV sala de estar



Finalmente o problema foi solucionado!:

Era (por algum motivo cujo ainda não confirmei a causa exata)¹ o cabo coaxial de 75 ohm que vai do divisor duas vias reportado no desenho, até o decoder da NET da sala.

Comprei um cabo novo de 75 ohm e coloquei nele dois conetores volantes (ou seja não crimpei ainda) liguei esse cabo entre o divisor e o decoder deixando o mesmo meio enrolado no meio da sala.

Antes disso tirei toda a fiação do sistema de TV: decoder, WII, Home-Theater, tirei os cabos de alimentação desses equipamentos e liguei de volta somente a TV, o decoder da NET, o seu cabo HDMI e a sua fonte de alimentação

Comecei assim a fazer os testes de transmissão na frequência de 7.074 MHz USB, emissão FT8, com a potência (50 Watts lidos no KW325) que antes estava causando a interferência: sumiço total do sinal digital das três TV de casa e a mensagem de erro "Sinal não encontrado".

Logo vi que a interferência não estava mais se apresentando com o cabo novo conectado de forma provisória, por isso comecei devagar a religar a fiação dos vários outros dispositivos, testando a cada vez se a tela da TV continuava sem interferência. Assim foi até o último dispositivo, portanto pude encerrar o caso como solucionado.

Fiquei muito feliz pelo êxito positivo, pelo fato que ficou demonstrado que o problema não era no rádio ou na minha antena e pelo gasto irrisório de 30 Reais (Cabo TV, conectores, divisores, que comprei como reserva).

Em anexo algumas fotos tiradas ao longo dessa pesquisa da causa da interferência. 

Testando o novo cabo TV na saída do divisor

Detalhe do decoder NET Digital

Diagnostico NET TV

A minha HVT-400B fixada na grade de alumínio da varanda

¹ Muito provavelmente a malha do cabo TV anterior não estava fazendo contato em um dos conectores, determinando dessa forma a captação direta da interferência de rádio frequência durante a minha transmissão em 7.074 KHZ. O comprimento dessa emenda de cabo coaxial era de acerca 10 metros, que por coincidência corresponde ao ¼ de onda na banda dos 40 metros, praticamente o mesmo se comportava como uma antena!


73 & DX de PY1ZRJ (ex IK5BCU) Marco - Rio de Janeiro.

Nessun commento:

Posta un commento