Translate

domenica 16 settembre 2018

Interferência nos canais NET Digital transmitindo em banda 40 m com 30 Watts

Publicado em origem no grupo Facebook "Radioamadores de Apartamento"

Por PY1ZRJ - 20/08/2018

Bom dia prezados colegas radioamadores!

Gostaria trocar algumas ideias sobre interferência no NET Digital que está ocorrendo de repente na minha instalação, somente na banda de 7 MHz e somente se transmitir com uma potência acima de 30 Watts.

Minha antena é uma vertical multibanda HVT-400B na varanda.

Observação: até uma semana atrás nunca ocorreu interferência alguma em nenhuma frequência rádio e utilizando a potência máxima do equipamento: YAESU FT-100.
Agora, quando ultrapassar os 30 Watts de potência de saída, nas telas das três TV ligadas aos decoders da NET, a imagem do canal recebido some e aparece a mensagem "Sinal não encontrado!"

Tentei várias soluções no lado da alimentação seja do rádio que da NET de AC, DC (fonte clássica não de tipo switching), construção de RF choke, ou Ugly Balun colocado entre descida coaxial e antena rádio, controle das conexões dos cabos da NET, verifiquei que conectando uma carga fantasma no conector da antena na varanda a interferência não ocorria, nem com a potência máxima. Somente parafusando a vertical HVT-100 na sua base na varanda que a interferência volta a ocorrer.

Se tiver alguém que já passou por esse tipo de problema eu gostaria muito de saber como descobrir a causa raiz e aplicar a correção definitiva.
Agradeço muito pela atenção!

73's

PY1ZRJ - Rio de Janeiro

Então, finalmente consegui isolar o problema realizando um simples teste: desconectei o cabo coaxial da NET do decoder da sala e a interferência cessou. Agora preciso verificar se o problema está no próprio decoder NET da sala, na sua alimentação ou em algumas conexões elétricas do decoder com outros equipamentos ligados na TV.

Pensei também que pudesse ser o cabo coaxial da NET que como podem ver pelo meu esboço em anexo, corre longo a parede da janela da varanda, portanto é diretamente atingido pela RF durante a minha transmissão em 7MHz e poderia estar se comportando como uma espécie de antena de recepção mesmo se a malha deveria isolá-lo da energia RF externa, porém se o cabo da NET se comportasse como antena, a mesma energia interferente estaria se propagando pelos outros pontos da NET nos quartos, mas isto não acontece a interferência some completamente, portanto eu suspeito mais algo relacionado ao próprio decoder da sala e ao fato do mesmo estar muito próximo da irradiação da antena HVT-400B.


Esboço cabeamento NET TV sala de estar



Finalmente o problema foi solucionado!:

Era (por algum motivo cujo ainda não confirmei a causa exata)¹ o cabo coaxial de 75 ohm que vai do divisor duas vias reportado no desenho, até o decoder da NET da sala.

Comprei um cabo novo de 75 ohm e coloquei nele dois conetores volantes (ou seja não crimpei ainda) liguei esse cabo entre o divisor e o decoder deixando o mesmo meio enrolado no meio da sala.

Antes disso tirei toda a fiação do sistema de TV: decoder, WII, Home-Theater, tirei os cabos de alimentação desses equipamentos e liguei de volta somente a TV, o decoder da NET, o seu cabo HDMI e a sua fonte de alimentação

Comecei assim a fazer os testes de transmissão na frequência de 7.074 MHz USB, emissão FT8, com a potência (50 Watts lidos no KW325) que antes estava causando a interferência: sumiço total do sinal digital das três TV de casa e a mensagem de erro "Sinal não encontrado".

Logo vi que a interferência não estava mais se apresentando com o cabo novo conectado de forma provisória, por isso comecei devagar a religar a fiação dos vários outros dispositivos, testando a cada vez se a tela da TV continuava sem interferência. Assim foi até o último dispositivo, portanto pude encerrar o caso como solucionado.

Fiquei muito feliz pelo êxito positivo, pelo fato que ficou demonstrado que o problema não era no rádio ou na minha antena e pelo gasto irrisório de 30 Reais (Cabo TV, conectores, divisores, que comprei como reserva).

Em anexo algumas fotos tiradas ao longo dessa pesquisa da causa da interferência. 

Testando o novo cabo TV na saída do divisor

Detalhe do decoder NET Digital

Diagnostico NET TV

A minha HVT-400B fixada na grade de alumínio da varanda

¹ Muito provavelmente a malha do cabo TV anterior não estava fazendo contato em um dos conectores, determinando dessa forma a captação direta da interferência de rádio frequência durante a minha transmissão em 7.074 KHZ. O comprimento dessa emenda de cabo coaxial era de acerca 10 metros, que por coincidência corresponde ao ¼ de onda na banda dos 40 metros, praticamente o mesmo se comportava como uma antena!


73 & DX de PY1ZRJ (ex IK5BCU) Marco - Rio de Janeiro.

HVT-400B homebrew 80 meters coil - (Bobina banda 80 metros autoconstruída para antena HVT-400B)

Publicado em origem no grupo Facebook "Radioamadores de Apartamento"

Por PY1ZRJ - 26/08/2018

Conforme sugestão do administrador desse grupo, Silvio Pinheiro, PU2SRZ, estou fazendo uma nova postagem da minha realização e dos resultados obtidos com uma antena Voyager HVT-400B na banda dos 80 metros, utilizando uma bobina externa para sintonizar a antena sem a necessidade de ajuste da vareta de aço inox.
Conforme comentado no vídeo, cujo publico o link do meu canal no YouTube, a eficiência de um estilo de 1,70 metros em banda 80 metros, como era previsível, não é entusiasmante, de fato nem consegui realizar um QSO sequer em fonia, durante o contest CVA.


Tentei responder para alguma estação que estava chamando "CQ CVA", mas nenhuma me escutou.

Único contato que consegui realizar com essa configuração de antena foi em modo FT8 na frequência 3573 KHz USB, com a estação PU2TXZ que me passou um RST de -16, no entanto eu passei para ele um RST de +06.

Esse detalhe confirma claramente a escassíssima eficiência em banda 80 metros da HVT-400B instalada em uma varanda.

sabato 15 settembre 2018

WSJT-X (FT8)

Bom dia!

Após alguns tempos de inatividade no meu blog, hoje quero compartilhar algumas das experiências por mim realizadas no modo digital FT8.

Espero que gostem desse artigo.

73 de PY1ZRJ Marco

Descrição e uso do protocolo FT8
por Marco Calistri PY1ZRJ - 08/09/2018

  
O tão falado "FT8" (Franke-Taylor design, 8-FSK modulation) é um protocolo/modo de emissão que faz parte do pacote “Weak Signal Communication Software (WSJT/WSJT-X)”.
Esse software de tipo "open-source", ou seja gratuito, contem outros protocolos (entre esses: FT8, JT4, JT9, JT65, QRA64, ISCAT, MSK144, WSPRe, Echo).
Foi desenvolvido pelo radioamador dos Estados Unidos K1JT, Joe Taylor que inclusive é um famoso e aclamado físico:  


O WSJT foi desenhado para a decodificação de sinais digitais extremamente fracos, ou seja que podem ser extraídos mesmo com escassíssima relação sinal/ruído ou S/N ratio.
Esse é um dos motivos principais que convenceu milhares de radioamadores no mundo todo de utilizar essa modo de transmissão, sobretudo agora nesse período de propagação solar muito baixa.
O FT8 em particular ,que o modo mais novos entre todos os outros citados acima é projetado para situações como o multi-hop Es, onde os sinais podem ser fracos e afeto de evanescência (QSB), as aberturas podem ser curtas e você deseja a conclusão rápida de QSOs confiáveis e confirmados.

Remando os mais interessados ao site oficial do projeto:


Na minha configuração do WSJT-X FT8, utilizo um notebook Lenovo Z470 aonde roda o sistema Linux OpenSuse Tumbleweed.
Seguem detalhes da versão do pacote WSJT-X instalado no meu sistema:

marco@linux-turion64:~> rpm -qi wsjtx
Name: wsjtx
Version: 1.9.1
Release: 4.8
Architecture: x86_64
Install Date: mar 28 ago 2018 19:41:15 -03
Group: Productivity/Hamradio/Other
Size: 10209788
License: GPL-3.0
Signature: RSA/SHA256, gio 23 ago 2018 16:05:52 -03, Key ID 04b83708e9a55c83
Source RPM : wsjtx-1.9.1-4.8.src.rpm
Build Date : gio 23 ago 2018 16:05:18 -03
Build Host : build75
Relocations : (not relocatable)
Vendor: obs://build.opensuse.org/home:dl8fcl
URL: http://www.physics.princeton.edu/pulsar/K1JT/wsjtx.html
Summary: Weak-signal amateur radio communications
Description :WSJT-X is a computer program designed to facilitate basic amateur radio communication using very weak signals. It offers nine different protocols or modes: FT8, JT4, JT9, JT65, QRA64, ISCAT, MSK144, WSPR, Echo
Distribution: home:dl8fcl:afu / openSUSE_Tumbleweed


Primeira coisa a se fazer é baixar o programa (que existe também para o sistema Windows) e instalá-lo. (Ver o site oficial do projeto)
 
Segunda coisa necessária é a construção (ou a compra) do cabo de interface entre o radio e a saída/entrada da placa de som do computador.
Eu pesquisei um pouco na Internet e vi que além nos sites Ebay e AliExpress, aqui no Brasil um radioamador de SP vende esse cabo, porém achei o mesmo um pouco caro, assim resolvi eu fazer em casa.
 
Além do cabo de interface composto por um conversor USB-DB9 serial, se faz necessário construir uma pequena interface opto isolada, para isolar os sinais RTS, PTT que do computador chegam até o rádio, no meu caso um pequeno YAESU FT-100.

Seguem alguns detalhes da minha instalação:

 
Figure 1: Diagrama eletrico interface optoisolada com 4N25 PY1ZRJ
 
Figure 2: Cabo USB-DB9 PY1ZRJ

Figure 3: Conexões externas YAESU FT-100

Seguem diagramas adicionais para melhor entender como temos que interconectar os sinais entre o placa de som do computador e o nosso rádio (esquemas seguintes não especificamente para o YAESU FT-100).

Figure 4: YAESU FT-857 conexões


Figure 5: Detalhes do esquema de conexões para vários modelos de transceptores YAESU

Vale ressaltar que com esse modo de emissão “FT8” não é necessário nem aconselhado - seja sob um ponto de vista técnico, devido à dissipação em calor do estagio final do transceptor, seja um ponto de vista ético, para minimizar as interferências sendo que a frequência de transmissão nas várias bandas é fixa - usar potências de emissão elevadas, na maioria dos casos 30 Watts em antena são mais que suficientes. Convido a ler o FT8 operating guide para aprender a melhor utilização desse fantástico modo de transmissão:



Seguem alguns vídeos do WSJT-X FT8 em funcionamento na minha estação PY1ZRJ.