Translate

martedì 21 ottobre 2014

Autoconstrução de uma Antena OSJ dual band para 2m e 70cm

Após conseguir meu indicativo de estação de radioamador brasileiro: PY1ZRJ, e ter adquirido um HT Baofeng UV5-R, iniciei à pesquisar na Internet sobre uma possível antena dual bandas (145 e 435 MHz) para tentar de construi-la em casa com materiais de fácil disponibilidade e sobretudo sem precisar de gastar "uma fortuna".

Realizei primeiro como simples teste, um antena dipolo meia onda, cortado para as duas gamas de frequência 145 e 435 MHz e alimentado com um único cabo coaxial RG58:


Os resultados foram encorajadores, sobretudo em comparação ao desempenho da antena original do Baofeng de borracha que vem junto com o aparelho, porém queria achar algo melhor e com maior ganho.

Foi assim que após várias leituras, decidi construir a OSJ (Open Stub J) antena cuja segue o projeto original com as dimensões em metros:


Na verdade, a minha OSJ utiliza um tubo de alumínio de menor seção e menor rigidez do recomendado pois utilizei o cano de alumínio usado para realizar o encanamento de sistemas de refrigeração e de ar condicionado adquirido por 26 Reais (pedaço de 5 metros de comprimento).

Detalhe do tubo de alumínio (3,8" X 0.80 mm):


Detalhe da base da antena com o conector SO-239 isolado:



Realizei a antena sem possuir sequer a ferramenta mínima indispensável mas apesar disso, a mesma funcionou na primeira tentativa. Fui até um colega somente para ajustar o R.O.E. para o mínimo valor possível na gama de 145 MHz; o R.O.E. da gama de 435 MHz não foi testado pela falta do instrumento idôneo, mas por sinal, visto como se comportou a antena em 2 metros, acredito que deve já estar dentro dos valores de R.O.E. previstos.

A OSJ antena foi instalada na varanda da minha casa ao 4º andar e logo se demonstrou muito boa, me permitindo de armar repetidoras bem longe da minha posição como a 146.890 MHz do Maciço da Mendanha e a 147.120 MHz do Pico do Couto em Petrópolis. Também em testes locais com estações de radioamador em frequência "simplex", foram positivos e recebi bons reportes de sinal e modulação. A única coisa que me deixou um pouco decepcionado foi ter piorado muito a recepção e o alcance de uma estação de radioamador muito próxima da minha instalação que resulta praticamente coberta pelo prédio de 12 andares aonde moro, como se a OSJ tivesse um diagrama de irradiação semi-direcional para algumas direções em particular.

Detalhe da antena instalada na varanda:

























4 commenti:

  1. Ola fera, conversando com um amigo q tb faz essa antena, 2° ele o positivo deve esta na vareta grande... isso procede?

    RispondiElimina
    Risposte
    1. Olá,
      Nunca testei a versão que conecta o positivo na vareta grande. Utilizei um esquema que encontrei no Web e funcionou perfeitamente com baixo ROE nas duas bandas.
      73 de PY1ZRJ

      Elimina
  2. Risposte
    1. Olá Samuel,
      Muito fácil de se fazer, pode tentar sem problemas!
      Boa sorte de PY1ZRJ

      Elimina